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    Restauração de faróis - Vectra Challenge

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    LeandroVS
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    default Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por LeandroVS em Ter 12 Mar 2013, 21:02

    Pessoal, apresento-lhes meu primeiro trabalho com o kit restaurador de faróis da meguiars
    O kit foi usado com a furadeira e a boinazinha de lã, depois usei tbm a roto com boina laranja + plastX do kit seguido do plastic polish mothers e PLC lincoln.
    Utilizei lixa 1200 e uma micro granulada que nem sei a numeração pois ambas eram sobras bem antigas guardadas aqui.



    ANTES FAROL ESQUERDO:



    ANTES FAROL DIREITO




    LIXANDO:


    PRONTO E JA SELADO COM PLC LINCOLN.

    DEPOIS, FAROL DIREITO

    DEPOIS, FAROL ESQUERDO


    Porém, olhem como ficou anoite.





    O que pode ter dado errado? estou pensando em comprar lixas novas e vir refinando bastante antes de aplicar o kit de restauração.
    Penso em comprar uma 1200, 800 e uma mais fina ainda.

    Se puderem ajudar agradeço.

    Segue resultado usando apenas o kit de recuperação e selamento com PLC na lanterna da moto do sogro (sem usar lixas):




    Abraços!
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    lucbc
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por lucbc em Ter 12 Mar 2013, 21:45

    Vc não conseguiu eliminar as marcas de lixa.

    Tenta o seguinte:
    lixa 2000-> 2500; Polimento com o plastX.

    Cuidado para não ficar muito tempo polindo ou lixando e gerar bolha por conta do calor.

    abraço!
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    paulamini
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por paulamini em Ter 12 Mar 2013, 23:57

    Seria legal ver essa lanterna da moto também acesa, pra ter a ideia se o mesmo ocorreu... não?
    Tenho interesse em comprar esse kit e vou acompanhar seu tópico...
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    rodrigogsi
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por rodrigogsi em Qua 13 Mar 2013, 08:23

    Marcas de lixa, tem coisas que ficam por traz tb, portanto, o ideal é sempre remover o farol e fazer uma lavagem interna antes, para não ficar achando que tem problema aonde na realidade é a parte de dentro que está com marquinhas.
    Se tu tem a roto orbital, faz o refino com 2000 ou 2500 e manda ver na trizact p3000 com a roto.
    Pode lixar bem legal com a p3000, aí tu elimina tudo.
    Pode também tentar fazer o corte agressivo com massa no teu caso, vale a pena, porém uma massa de boa qualidade.

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    LeandroVS
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por LeandroVS em Qua 13 Mar 2013, 12:18

    Pessoal obrigado pelas dicas, vou hj mesmo atrás destas lixas 2000 e 2500 e tb da trizact p3000.
    Ja essa massa, qual é o nome dela e como se usa?

    Paula, vai acompanhando minha cara!!
    Vou tirar foto da lanterna anoite e postarei aqui.
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    LeandroVS
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por LeandroVS em Qua 13 Mar 2013, 12:22

    outra coisa, onde encontro essa P3000, casa de tintas?
    Quais marcas posso comprar? lol!
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    rodrigogsi
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por rodrigogsi em Qua 13 Mar 2013, 12:28

    A p3000 é uma lixa especial, da 3M, é por fixação à velcro.
    Se não tiver interface de espuma para colocar entre ela e a roto ou a interface para uso manual, nem compre, fique somente até a 2500 e deixa baixo uso da máquina para o lixamento.
    A massa é massa de polir, as vezes com uma número 2 + sua boina de lã amarela tu remove as marcas da lixa 1200, com calma e paciência.
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por alanmic em Qua 13 Mar 2013, 22:13

    Tem um topico q vi num forum de motos, o cara fez num farol da CB 300.
    Nao sei se pode colar o link aqui. Ficou zero de novo.
    A tecnica dele foi as seguinte:


    Lixa D'água 600
    Lixa D'água 1200
    Lixa D'água 2000
    Papel para Polir
    Massa de polir N2 (não achei a N3)

    Procedimentos

    1 - Desmontei todo farol
    2 - Limpei bem para tirar qualquer gordura
    3 - Lixei com a lixa 600 a parte do arranhão... para tirar os fundos
    4 - Lixei com a 1200 para começar a polit
    5 - lixei bemmmmm com a lixa 2000 (demorou um pouco)
    6 - Passei a massa e com o papel para polir eu fiz o polimento (parte mais cansativa)
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    LeandroVS
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por LeandroVS em Qua 13 Mar 2013, 22:45

    Rodrigo.
    Certo, comprei as tais lixas, são elas:

    3MTrizact P3000 e P5000 (esta ultima não resistí). $15 cada.
    Lixas 3M 2000 e 2500. $3 cada.
    Uma fita crepe DobleA comum e duas premium. $3 e $4 cada.

    Brindes:
    Lixa alemã "matador" P1000
    Dispenser Meguiars
    Guia do uso de produtos meguiars

    Essa interface de espuma p/ roto eu vi la mas ñ quiz trazer tbm tinha o pad de velcro pra lixamento manual, vou voltar la amanha e comprar pro final de semana.

    Ja a massa creio que ñ vou precizar visto que estas lixas que me indicou vão resolver, mas obrigado por passar o conhecimento.

    Segue fotos:







    Tenho uma duvida, as lixas trizact são usadas a seco ou com agua? lol!

    Agora só me fica faltando os passos pra realizar o processo corretamente.
    Estive pensando no seguinte combo, favor me corrijam se estiver errado:

    1º - Limpar a superfície com Quik detailer (tok final).
    2º - Lixar com 2000 depois 2500 manualmente.
    3º - Lixar com trizact P3000 + interface de espuma + roto na velocidade 1 (sempre).
    4º - Lixar com trizact P5000 + interface de espuma + roto na velocidade 1 (sempre).
    5º - Limpar com Quik detailer (tok final).
    6º - Aplicar o polidor plastX junto com boina de espuma laranja (V8Brasil) na roto, velocidade 4 até ficar completamente transparente.
    7º - Dar acabamento com plastic polish Mothets + aplicador de espuma.
    8º - Selar com PLC Lincoln + boina de espuma preta (V8 Brasil) na roto, velocidade 4.

    No caso ñ usaria a boina de lã do kit a qual se usa na furadeira.

    Obrigado Rodrigo sta ajudando muito meu caro!
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    LeandroVS
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por LeandroVS em Qua 13 Mar 2013, 23:05

    @alanmic escreveu:Tem um topico q vi num forum de motos, o cara fez num farol da CB 300.
    Nao sei se pode colar o link aqui. Ficou zero de novo.
    A tecnica dele foi as seguinte:


    Lixa D'água 600
    Lixa D'água 1200
    Lixa D'água 2000
    Papel para Polir
    Massa de polir N2 (não achei a N3)

    Procedimentos

    1 - Desmontei todo farol
    2 - Limpei bem para tirar qualquer gordura
    3 - Lixei com a lixa 600 a parte do arranhão... para tirar os fundos
    4 - Lixei com a 1200 para começar a polit
    5 - lixei bemmmmm com a lixa 2000 (demorou um pouco)
    6 - Passei a massa e com o papel para polir eu fiz o polimento (parte mais cansativa)

    Obrigado pela ajuda, quanto mais exemplos do trabalho feito melhor!
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    Mensagem por leobhxp em Qui 14 Mar 2013, 06:43

    o mais engraçado é ver escrito free sample na caixa!!
    mas acompanhando o topico... tenho estas duvidas de como utilizar a trizact tbm
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    LeandroVS
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    Mensagem por LeandroVS em Qui 14 Mar 2013, 06:49

    Pois é Leo, essa p500 veio na caix cmo exemplo e ele ñ quiz me dar de maneira alguma kkk.
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por albuquerquemello em Qui 14 Mar 2013, 08:59

    trizact use com agua, borrife agua nela e na peça.

    farol é sempre bom ter cuidado, como ja foi dito, algumas marcas sao internas e nao adianta, elas vai permanecer.

    abç
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    fcscoutinho
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por fcscoutinho em Qui 14 Mar 2013, 12:51

    @LeandroVS escreveu:
    @alanmic escreveu:Tem um topico q vi num forum de motos, o cara fez num farol da CB 300.
    Nao sei se pode colar o link aqui. Ficou zero de novo.
    A tecnica dele foi as seguinte:


    Lixa D'água 600
    Lixa D'água 1200
    Lixa D'água 2000
    Papel para Polir
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    4 - Lixei com a 1200 para começar a polit
    5 - lixei bemmmmm com a lixa 2000 (demorou um pouco)
    6 - Passei a massa e com o papel para polir eu fiz o polimento (parte mais cansativa)

    Obrigado pela ajuda, quanto mais exemplos do trabalho feito melhor!

    Vou tentar esse combom, com alguma adaptações no focus...
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    LeandroVS
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por LeandroVS em Qui 14 Mar 2013, 18:44

    Obrigado pelas dicas Abulquerque,vou manter a trizact bem humida!
    Vou remover os faróis pra lavar por dentro e dxar secar...quero fazer um trampo bem feito até pq esta chegando minhas crystal vision. Laughing...mas lógicamente quero aprender a fazer este trampo de forma correta pra quem sabe começar a pegar uns faróis pra recuperar e ja tem gente querendo fazer o trampo comigo kk

    Mais algumas comprinhas pro final de semana:
    Dois modelos de tacos da purplex e a interface da Norton pra usar com os Trizacts.



    Aqui uma propaganda da Lincoln pra alegria do Nelson


    Galera quem puder me responder se meu combo acima está correto por favor diga, essa parte é fundamental.

    Abraços.
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por albuquerquemello em Sex 15 Mar 2013, 09:24

    Leandro bom dia.

    belas compras viu. Olha so. Lixar é um trabalho de paciencia e atenção. sua abrasividade vai depender muito do estado da superficie. voce tem que sentir a superficie. tem farol por exemplo que basta uma 1500, em outro ja sera necessario uma 800. como definir isso? voce deve começar devagar, pegue por exemplo uma lixa 1500 e lixe. sem muita pressão. limpe e observe se os defeitos saíram. analise o que vc tem e o que vc fez. sera preciso lixa mais abrasiva ou quem sabe um pouco mais de força no lixamento com a 1500? qual o diferença entre as lixas? tempo de lixamento necessario para correção do defeito e o acabamento oferecido. toda lixa vem com sua indicação sobre seco ou molhado. observe isso nelas.
    quando remover o defeito, refine o lixamento e depois proceda o polimento. eu nao refino mais que 2500 num farol. isso é preferencia de cada um. qual minha linha de pensamento? Diferente da pintura, farol nao fica com hologramas. refinar o lixamento ao maximo é para evitar um composto e boina muito agressivo, o que marcaria a peça no polimento. como no farol eu nao tenho esse problema, posso muito bem cortar forte e refinar, o que se eu fizesse na pintura, o cuidado teria que ser muito maior para nao deixar holografias. no farol nao.

    o corte inicial eu sempre faço com polish de pintura mesmo. no refino do polimento eu utilizo um polidor de acrilico, dando mais brilho e claridade ao farol. selo ele e depois aplico cera resistente a altas temperaturas. cera "comum" derrete quando ligar o farol, que vai esquentar bastante.

    Abraço cara.
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por rodrigogsi em Sex 15 Mar 2013, 09:48

    Minhas dicas:
    Refino com 2000 e lixamento com a P3000, nem precisa refinar depois com a p5000, não tem necessidade.
    Pode lixar devagar com a p3000 e verifique se a velocidade 1 é adequada, aconselho a 2 por tripidar menos e ficar mais estável na "pegada"..
    Utilize sempre a interface.
    Após isso, uma massa de polir far um bom trabalho (rápido por sinal) no farol..com essa sua boina de lã consegue um corte muito rápido.
    Após isso, refino com boina média de espuma e depois lustro / proteção.
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por LeandroVS em Sex 15 Mar 2013, 20:57

    Albuquerque e Rodrigo, obrigado pela aula, acredito que vou me surpreeder com o resultado.

    Vou tentar levar a risca o que indicaram, avaliando bem a cituação e a reação da superfície ao material usado.

    Bem, me aparece outro questionamento tenho alguma amostras da Lincoln aqui que são:
    Multi polidor altobrilho, nivelador de superficie 3 em 1, mega forte nivelador de superfície e composto polidor.
    Seria possível encaicha-los neste trabalho?

    Rodrigo, pretendo usar só o PlasticX do kit, ele ñ substituiria a massa?

    Pessoal, não se esqueçam que estou tentando aprender e ñ tenho experiencia nisso então "traduzam certas palavras" lol!

    Abraços.
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    rodrigogsi
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por rodrigogsi em Sex 15 Mar 2013, 21:14

    Não conheço o PlasticX, mas via de regra, segue o propósito que o fabricante recomenda Wink.
    A massa eu utilizo nessas lentes de acrílico quando faço corte manual ou corte rápido e bem agressivo, dando uma rapidez e agilidade no processo de remoção das marcas de lixa p2000.
    A triple da nswax dá uma pega boa pela consistência dela, é mais cremosa e não é porosa como as massas que vemos por aí a fora, consequentemente ela seca mais devagar e não faz os famosos hologramas fortes de uma massa de polir mal lubrificada ou seca na superfície polida.
    Sendo à base d'água facilita a limpeza da boina e remoção de excesso do acrílico.
    Esse é um dos motivos pelos quais a massa de polir tem que ser de qualidade e é uma coisa que devemos "abolir" do nosso setup para pintura, mas que cai muitíssimo bem no acrílico, visto que o corte dele é mais lento.
    Dá para encaixar sim! Com o uso da 2500 ou 3000, você pode fazer a etapa de corte com polidor + boina de média abrasividade que tende a remover tudo com facilidade. Depois, um lustrador e acabamento final.
    O uso da p3000 é para facilitar o lixamento, fazer ele de maneira automatizada sem muito grilo, visto que se eu falo pra ti utilizar uma lixa 1200 na roto orbital a tendência a ter problema é muito grande caso não tenha muito cuidado ao desbastar as áreas..já com a p3000 tu trabalha tranquilo, ela tem baixo poder de corte e ainda funciona à base d'água, o que facilita a limpeza da superfície e consequente presença de riscos de resíduos..
    O acrílico não pega holograma quando é polido adequadamente, experimente uma boina de lã branca com massa de polir "seca"..hehehe.. WOW
    Nos atentamos ao que o albuquerque falou sobre produtos específicos para proteção e manutenção, isso que vai fazer toda a diferença com o farol zerado Wink.
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    default Re: Restauração de faróis - Vectra Challenge

    Mensagem por DJZ em Dom 17 Mar 2013, 12:15

    @rodrigogsi escreveu:
    Nos atentamos ao que o albuquerque falou sobre produtos específicos para proteção e manutenção, isso que vai fazer toda a diferença com o farol zerado Wink.

    Muito bem lembrado. De nada adianta tratar a lente do farol se depois não protege-la. Eu recomendo utilizar uma cera de longa duração ou um bom selante. Atualmente disponho da Colli 476S e da Finish Kare 1000p para estes fins. Ficam show. blza
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    Mensagem por Lux A Lex em Dom 17 Mar 2013, 18:37

    tbm tem que atentar pro verniz que vem nesses farois acrilicos que vai esvelar num ponto ou outro, ai o melhor e tirar dele todo, na minha opiniao, assim fica sem manchas
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    Mensagem por a jornalista em Dom 17 Mar 2013, 19:56

    Trizact é com água, sempre.
    Discordo um pouquinho do Rodrigo, use a 5000..é uma lixa de excelente acabamento.
    Depois pode mandar o composto polidor..
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    Mensagem por rodrigogsi em Seg 18 Mar 2013, 08:39

    Sandra, você tem razão..me esqueci que existe somente a roto orbital para o cenário apresentado..então, quanto mais refinar, melhor..
    Se fosse com a rotativa, seria um cenário diferente.
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    Mensagem por rodrigogsi em Seg 18 Mar 2013, 08:44

    Se for na furadeira e boina de lã em especial, não precisa utilizar a p5000 não..ela só vai refinar mais ainda.
    Não tem porque utilizar esse material nesse cenário, visto que o polimento vai sacar tudo fora..é perda de material se utilizar polimento angular.
    Já na roto, a coisa muda de figura Wink.
    Na rotativa tenho resultados excelentes em lixamento p2000 + p2500 e corte médio para remoção destes riscos, com facilidade e rapidez, lixando com muito controle e polindo com abrasividade adequada.
    Deixa a p5000 para uso no seu carro quando precisar Wink.
    Já a p3000, é legal para fazer o lixamento na máquina, como já comentei acima.
    Se tem uma máquina angular para fazer esse corte de lixa, pode deixar a 5000 guardada para ocasiões em que ela seja realmente necessária, pois a p3000 te dá um acabamento para polimento muito uniforme.
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    Mensagem por a jornalista em Seg 18 Mar 2013, 08:46

    Isso mesmo, Ro, na roto o "baguio é loko" kkk...Ai quanto mais vc refinar nas trizact, mais facilita o trabalho final. blza
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    Mensagem por rodrigogsi em Seg 18 Mar 2013, 08:54

    Eu apanho mais na orbital do que na angular... Sad
    A p5000 creio que a roto remove com facilidade com um set agressivo.
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    Mensagem por CAC em Seg 18 Mar 2013, 09:39

    @Lux A Lex escreveu:tbm tem que atentar pro verniz que vem nesses farois acrilicos que vai esvelar num ponto ou outro, ai o melhor e tirar dele todo, na minha opiniao, assim fica sem manchas
    Interessante essa informação. Pelo que me lembro uma única vez li algo à respeito, acho que foi num comentário do Viny. Tem casos, senão a maioria deles, que os faróis já estão deteriorados demais e a gente vai lixando e vendo que ficam umas veias que devem ser as emendas entre as partes com e sem verniz. Peguei um aqui e achei que estava fazendo algo errado mas acabei lixando tudo até as "veias" desaparecerem ou seja acabei tirando todo o verniz. No meu modo de ver a restauração em casos assim ficam a desejar atingindo talves uns 80% do desejado.
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    Mensagem por rodrigogsi em Seg 18 Mar 2013, 09:46

    Dá para aplicar verniz pu sobre essas lentes, desde que devidamente tratadas antes.
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    Mensagem por Lux A Lex em Seg 18 Mar 2013, 22:07

    to com a finish kare high temp 1000p pra esses casos ( se durar 6 meses realmente...) vai ser otimo
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    Mensagem por LeandroVS em Ter 19 Mar 2013, 12:35

    É pessoal, cá os resultados:
    Na sequencia:

    QD
    1-Mega forte Lincoln com roto boina laranja.
    2-Lixamento orientado com 2000 e 2500 e taco(feito duas veses em cada farol sendo isso necessário, sempre observando o resultado.
    3-Trizact P3000 com interface e roto vel. dois.
    4-PlastX+boina de lã p/ furadeira
    5-Selante PLC Lincoln
    6-Cera Meguiars Ultimate.

    Adorei o resultado!!!
    Trizact P3000


    Pronto pro PlastX

    Aqui reparem nestas manchas, ñ sei o que houve ou o que seria mas parece ser interno.

    Faltando apenas proteção


    Selado e enceirado



    Galera, melhorou demais mas n ficou 100% pq tem manchas por dentro e alguns riscos leves, ñ tive tempo p/ desmontar o parachoque e retirar os faróis p/ limpar por dentro, porém, me surpreendí com o resultado e pra mim ficou 95% de exelente lol!

    A iluminação tbm teve uma melhora e agora é só instalar as H7 crystal vision que acabou de chegar aqui Very Happy.

    No mais agradeço aos amigos que aqui me ajudaram, foram de muita importancia cada palavra que aqui postaram, muito obrigado mesmo pela ajuda e ensinamentos!

    E agora espero que tópico ajude aos outros amigos que queiram fazer o mesmo trabalho!

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