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    Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

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    vellani
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    default Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 02:05

    Boa Noite Amigos do Detail Brasil com muito orgulho apresento a vcs meu primeiro detalhe light. Digo com muito orgulho, não pelo resultado do detalhe em si, mas pela satisfação de retribuir um pouco da experiência que adquiri aqui no DB.

    Estou registrado desde maio, fui muito bem acolhido pelo pessoal do DB e aprendi bastante com os trabalhos apresentados pelos amigos. Agradeço a todos vcs.

    Vamos lá, esse é o carro da minha esposa. É uma Megane GT novinha com aproximadamente 2500km rodados. O carro não tem Swirls, mas por incrível que pareça tinha bastante contaminação. Apesar de estar bastante debilitado por uma forte gripe, resolvi fazer a proteção da pintura porque o carro vai essa semana para pintar a porta traseira esquerda que foi danificada em um estacionamento, próximo a estação Butantã do Metrô. Daí já viu né, resolvi passar uma camada de NXT, porque fiquei com medo dos pintores deixarem overspray no carro todo. Espero que isso não aconteça, mas se acontecer, talvez a NXT ajude a proteger a pintura.


    Esses foram os produtos utilizados:

    Dois Baldes;
    Luva tentáculos (acho ela competente para manter a sujeira longe da superfície, mas acho pesada demais quando molhada);
    Luva comum para partes baixas e rodas;
    Shampoo 3m;
    Microfibras de supermercado;
    Microfibra Autoamérica;
    Pincéis;
    Clay Bar 3m;
    Barra de Sabão para passar o pincel (é útil para tirar a sujeira dos cantos das rodas quando só o shampoo não dá conta do recado);
    Cera / Selante NXT 2.0 Megs
    Gel para Pneus Endurance Megs
    Fita Crepe.



    Esse é o estado inicial do carro, como dá para perceber minha esposa tem um talento natural para sujar absurdamente os carros, mas ela está se superando a cada dia, a viatura estava até com pó de cimento.



    Uma generosa camada de poeira no teto...


    Bastante caca de pássaros, morcego, ou seja lá que bicho for que usou o carro como sanitário.



    Sábado 11/08/2012 as 19:30 Começando a lavagem.





    Um pouquinho de sujeira que saiu do carro...


    Para quem tem dúvidas sobre a eficácia do método dois baldes, segue o estado da água do balde de enxague da luva. rs.


    Secando o carro e analisando a contaminação.



    Sábado 21:15 Lavagem terminada. Pausa para o lanche.

    Achei que ia ser possível deixar de lado a etapa de descontaminação, pelo fato do carro ser novo, mas ao secar o carro percebi bastante contaminação no teto, tampa do porta-malas, nas partes lateais inferiores abaixo da linha dos frisos e muita contaminação nas laterais do para-choque traseiro.


    Sábado 21:45 Começando a descontaminação com a Pasta Abrasiva 3m (Clay Bar).

    A foto não está muito boa, mas notem que o carro não tem Swirls. (Essa informação é importante, guardem ela). Notem também que procurei usar bastante shampoo, coloquei umas quinze gotas para facilitar ao máximo o deslizamento da clay na pintura.


    Tentando mostrar a contaminação, mas não deu certo. rsrs . Foto noturna tirada de celular é fogo!!



    Sábado 23:50 – Descontaminação concluída. A pintura ficou extremamente lisa, aparentemente, tudo OK.



    Domingo 12/08/2012 as 8:15 começa a corrida contra o relógio, pois eu precisava terminar o carro, o quanto antes, para evitar o enceramento ao sol. Além disso, era dia dos pais, eu combinei de almoçar na casa do meu pai com minha esposa e a minha filhinha.

    Dei uma olhada geral para conferir o resultado e levei um susto!!

    A clay deixou muitos micro riscos na pintura e, em alguns lugares ficou uma espécie de holograma, não sei se nas fotos será possível visualizar, mas ficou bem marcado.

    Reparem na porta traseira esquerda, na parte esquerda da porta logo acima do friso lateral, próximo ao final da porta dianteira. Ficaram uns riscos paralelos.


    Na próxima foto, que é da porta dianteira, logo abaixo do reflexo do sol, é possível ver uma marca. Uns quatro dedos acima do friso lateral tem um risco bem feio, provavelmente arrastei alguma partícula com a clay.


    Novamente, porta traseira esquerda, não sei se a foto vai mostrar, mas ficou uma espécie de holograma.


    Bom, como não adiantava ficar chorando, continuei o processo e as 9:45 terminei o mascaramento. Aliás, que carro chato de mascarar, muitos frisos de plástico, rack de teto, borrachas, etc.

    Aqui outro problema, usei uma fita crepe 3m vagabunda que estava lá em casa. Adivinhem o que aconteceu quando removi as fitas?? Cola pra todo lado.



    Domingo as 12:00hs concluí o enceramento com a NXT. Minha esposa já estava uma onça!!
    Que cera espetacular!! Mascarou todos os micro riscos provocados pela clay. Para Noooooosssaaa Alegriaaaaaa!!

    Agora as fotos, já na frente da casa do meu pai.







    Bem amigos, agora o balanço geral da brincadeira:

    A descontaminação com clay bar sempre me amedrontou, o simples nome pasta “abrasiva” já me deixava um pouco assustado. Resolvi fazer nessa Megane, porque na semana passada fizemos o Kadett do meu irmão e foi tudo tranquilo. Vejam a foto abaixo:


    O processo foi o mesmo, na Megane usei até maior concentração de Shampoo no lubrificante da clay. Inconformado, passei a noite do domingo tentando entender o que havia acontecido, inclusive no próprio detail brasil existe um tópico aberto pelo amigo Cremonezi que também relata problemas no uso da clay.

    http://www.detailbrasil.net/t2307-remocao-overspray-micro-swirls-o-que-aconteceu?highlight=micro+riscos

    Apesar do meu fraquíssimo inglês, pesquisei também sites americanos e percebi que não é tão raro dar problema no uso da clay. Nesse site que eu pesquisei, uns 30% dos participantes haviam marcado a pintura com a clay bar. A maioria deles apontou as diferenças de verniz dos carros como principal motivo. Uma camada de verniz mais mole, apresentava maior possibilidade de problemas. Alguns declararam que já haviam feito vários carros. Alguns ficaram marcados e/ou riscado, outros não.

    Sendo assim, entendo que a clay é como um remédio. Pode ou não, haver efeito colateral. Não é um processo complexo, mas não é 100% seguro.

    Minha opinião:
    Em carros que serão lustrados e/ou polidos vale muito a pena usar a clay. Ela deixa a textura da pintura espetacular, depois da aplicação de cera então... é como deslizar a mão sobre um vidro. É espetacular.

    Em carros como meu Fiat Stilo, que já tem swirls e hologramas, vale muito a pena usar, os micros riscos que podem ser provocados pela clay não vão alterar em nada o aspecto da pintura.

    Agora, em carros 0km sem swirls. Pode até ser usada, mas é importante que o proprietário esteja ciente de que existe a chance de marcar a pintura. Apesar de ter ficado espetacular a textura da pintura da Megane após a clay e aplicação da NXT, eu não sei se usaria clay bar em outro carro 0km.

    Espero ter contribuído com os amigos.

    Abraços a todos!






    Última edição por vellani em Qua 15 Ago 2012, 02:20, editado 1 vez(es) (Razão : corrigir os links das imagens)
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    vellani
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 02:08

    Estão aparecendo as fotos, ou somente os endereços eletrônicos??

    Como fazer para aparecer??

    Abraços.
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    rodrigogsi
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por rodrigogsi em Qua 15 Ago 2012, 07:31

    Excelente o seu trabalho, muito bom mesmo.

    Sou uma formiguinha na área do detalhe, não sei absolutamente nada, mas tenho o mesmo problema que você teve: Terei que usar a clay bar, num kadett por sinal, branco. Com relação aos vernizes, isso é fato. Até as medidas de catalise influenciam na resistência aos riscos, por exemplo: Existem vernizes que possuem 2 tipos de diluição, uma com mais catalisador e outra com menos, qual a diferença? Tempo de cura e resistência final. Vernizes mais duros, riscam sim, porém com menor frequência e quando riscam é mais chato de remover e etc. O ideal seria você possuir em mãos um combo para lustro, com liquido polidor e lustrador, para que pudesse fazer o reparo necessário antes da cera, para não mascarar nada. Assim como os produtos, algum meio de aplica-los com o minimo de resultado, visto que a maioria deles precisa das boinas corretas e das politrizes. Carros escuros necessitam de mais cuidado, carros claros ficam mais mascarados por sua natureza de cor, e por ai vai.

    Bom saber da clay..vou tomar muito cuidado quando fizer no meu..

    Os 2 ficaram lindos! Mas o kadett tá um espetáculo a parte! Parece estar muitissimo bem tratado em todos os termos!

    Parabens!
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    Armando Ferreira
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por Armando Ferreira em Qua 15 Ago 2012, 07:37

    Parabéns pelo trabalho!

    Poderíamos levantar algumas hipóteses:
    - Excesso de pressão no uso da clay
    - Contaminação da clay por partículas de sujeira
    - Os riscos já estavam "escondidos"

    Pelo o que me foi informado lubrificar demais pode ser prejudicial à ação da clay, eu usei um borrifador de 500ml e duas gotas do shampoo Malco CW-37

    Agora o poder de mascaramento e preenchimento da NXT é fantástico! Grande abraço e parabéns mais uma vez!
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    DJZ
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por DJZ em Qua 15 Ago 2012, 08:21

    Belo trabalho. Devolveu o brilho ao Megane. Parabéns. blza

    rgubolin
    Lavador de 2 Baldes

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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por rgubolin em Qua 15 Ago 2012, 09:51

    O resultado final ficou show Vellani.
    Durante a aplicação da Clay você foi dobrando ela? Pode ter contaminado e arrastado a sujeira pra lá e pra cá na pintura.
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    vellani
    Aspirante a Detailer

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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 10:30

    @rodrigogsi escreveu:Excelente o seu trabalho, muito bom mesmo.

    Sou uma formiguinha na área do detalhe, não sei absolutamente nada, mas tenho o mesmo problema que você teve: Terei que usar a clay bar, num kadett por sinal, branco. Com relação aos vernizes, isso é fato. Até as medidas de catalise influenciam na resistência aos riscos, por exemplo: Existem vernizes que possuem 2 tipos de diluição, uma com mais catalisador e outra com menos, qual a diferença? Tempo de cura e resistência final. Vernizes mais duros, riscam sim, porém com menor frequência e quando riscam é mais chato de remover e etc. O ideal seria você possuir em mãos um combo para lustro, com liquido polidor e lustrador, para que pudesse fazer o reparo necessário antes da cera, para não mascarar nada. Assim como os produtos, algum meio de aplica-los com o minimo de resultado, visto que a maioria deles precisa das boinas corretas e das politrizes. Carros escuros necessitam de mais cuidado, carros claros ficam mais mascarados por sua natureza de cor, e por ai vai.

    Bom saber da clay..vou tomar muito cuidado quando fizer no meu..

    Os 2 ficaram lindos! Mas o kadett tá um espetáculo a parte! Parece estar muitissimo bem tratado em todos os termos!

    Parabens!

    Obrigado RodrigoGSI

    Eu até tenho em casa um ultimate compound e um líquido lustrador 3m para tentar fazer o reparo. Tenho também uma boina amarela da megs e uma preta da pérola, que veio junto com um suporte de boinas de velcro que comprei para rotativas. O problema é a rotativa antiga que eu tenho, uma bosch super hobby de velocidade fixa em 2800rpm. Ela é exatamente igual aquela skil que estão vendendo agora, a diferença é que a skil é rolamentada. Como ainda sou muito iniciante no mundo do detalhe, tenho medo de usar essa bosch, por ela girar muito rápido e também por ela ser antiga. Vai que ela quebra no meio do serviço.rs.

    Estou de olho em uma roto V8, mas o que está pegando é o fato de ser 220v.

    De qualquer modo, conhecendo minha esposa, e a atração dela por lava-rápidos, em mais alguns meses essa GT terá muito mais defeitos a serem corrigidos...Daí se eu estiver com uma roto e umas boinas boas, tentarei um reparo.

    Obrigado por esclarecer as diferenças de verniz, foi muito útil.

    Quanto ao Kadett, realmente, tá muito bem conservado, tem apenas 70.000km originais. Meu irmão comprou ele, recentemente, em ótimo estado e está sempre melhorando alguma coisa nesse carro. É o carro de uso dele, ele estava de saco cheio de ficar pagando seguro caro, ipva,etc, daí ele vendeu o Honda fit que tinha, comprou o Kadett e guardou uma parte do dinheiro.


    Forte Abraço.

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    vellani
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 10:49

    @Armando Ferreira escreveu:Parabéns pelo trabalho!

    Poderíamos levantar algumas hipóteses:
    - Excesso de pressão no uso da clay
    - Contaminação da clay por partículas de sujeira
    - Os riscos já estavam "escondidos"

    Pelo o que me foi informado lubrificar demais pode ser prejudicial à ação da clay, eu usei um borrifador de 500ml e duas gotas do shampoo Malco CW-37

    Agora o poder de mascaramento e preenchimento da NXT é fantástico! Grande abraço e parabéns mais uma vez!

    Obrigado amigo Armando.

    Vamos as hipóteses.
    - Excesso de pressão no uso da clay:
    Não descarto essa possibilidade, pois eu tenho a mão um pouco pesada, pode ser que eu tenha feito um pouco mais de força que o necessário, mas no Kadett o processo foi igual e não marcou nada a pintura. De qualquer forma, na próxima brincadeira com a clay tentarei apenas fazer um "carinho"na pintura, nem que eu leve quatro horas para terminar...
    - Contaminação da clay: Não acredito muito nessa hipótese, virei a clay muitas e muitas vezes e a clay que eu usei era novinha em folha, nunca havia sido usada.
    - Os riscos já estavam escondidos: Quando terminei a lavagem inspecionei o carro e não identifiquei nenhum risco ou swirls na pintura, mas da mesma forma que a NXT sumiu com todos os defeitos do carro, pode ser que o carro tivesse algum tipo de produto mascarador e que foi removido pela clay. Para ter certeza, precisaríamos conhecer melhor o processo de polimento feito na montadora, bem como o produto que as montadoras passam na pintura para entregar o carro ao cliente.


    Embora eu não tenha exatamente "esfregado"o carro com a clay, ainda aposto mais no excesso de pressão, combinada com a "maciez" do verniz.

    Está sendo muito bom esse debate, vai ajudar os recém chegados ao DB.

    Obrigado Armando e Parabéns. Vi que vc fez um novo ciclo no Monza com outras boinas, ficou excelente!!

    Forte Abraço.
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por stuhamm em Qua 15 Ago 2012, 10:58

    MUUUUUUUUUUUITO bom vellani!

    Ficou espetacular mesmo!

    Eu tbm tinha medo de usar a clay bar... não de usar no carro, mas sim de pegar nela (ja leu a tarja vermelha na embalagem?).

    Acho que um dos processos mais simples é a descontaminação.

    Não tem segredo algum...
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    vellani
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 11:01

    Muito Obrigado DJZ.

    Realmente, a NXT salvou minha vida. A GT ficou mais bonita do que quando retiramos ela da concessionária.
    Forte Abraço.


    Muito Obrigado rgubolin.

    Então amigo, dobrei tanto essa clay que fiquei até com dor nas mãos. E mesmo assim dá pra perceber na foto que, na porta dianteira esquerda, acabei arrastando uma partícula que arranhou a pintura. É fogo!! rs.
    Forte Abraço.



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    vellani
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 11:05

    @stuhamm escreveu:MUUUUUUUUUUUITO bom vellani!

    Ficou espetacular mesmo!

    Eu tbm tinha medo de usar a clay bar... não de usar no carro, mas sim de pegar nela (ja leu a tarja vermelha na embalagem?).

    Acho que um dos processos mais simples é a descontaminação.

    Não tem segredo algum...

    Obrigado stuhamm.

    Acredita que eu não li essa parte. rs. Geralmente, leio só o modo de usar e a composição. Agora vc me deixou curioso, chegando em casa vou ler todo o rótulo. rs.

    Abraço.
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    Armando Ferreira
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por Armando Ferreira em Qua 15 Ago 2012, 11:19

    Mesmo com os riscos o trabalho ficou muito bom, show!

    Uma coisa que devemos pensar sempre, quando lavamos o carro e o inspecionamos esquecemos que a pintura possui contaminações, ceras, produtos que foram aplicados camada após camada. Para podermos ter uma ideia real o ideal seríamos lavar o carro com detergente + APC por diversas vezes, ou utilizar um bom desoleante, aí sim temos consciência de como a lata "crua" está.

    Quando utilizamos a clay bar ela remove toda contaminação e junto com ela toda a proteção da lata, ceras, selantes, quick detail, silicones etc, mostrando os defeitos aparentes. Se apareceu micro riscos retos e pequenos podem ser do uso da clay, o verniz pode ser sensível ou a clay muito agressiva, já swirls e marcas circulares são apenas a chapa crua que a clay limpou.

    Grande abraço e lindo carro! A família é grande?
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    vellani
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 12:18

    Bem lembrado amigo Armando.

    Eu havia esquecido de mencionar, são riscos mais retos e horizontais mesmo, o que reforça a hipótese de terem sido gerado no processo de descontaminação com a clay.

    Quanto ao carro, obrigado. A família nem é tão grande. Sou eu, a esposa e a nenezinha.
    A compra da Megane GT foi mais racional do que emocional. A premissa era comprar um carro com ABS e Air Bags.

    A esposa queria mesmo o c3 picasso (cubo), mas abaixo de 50.000,00 com ABS e Air Bags só tinha a GT mesmo. Agora é só pagar o carnê, pelo menos é taxa zero. rs.

    Abraço.

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    Arthurhfs
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por Arthurhfs em Qua 15 Ago 2012, 13:45

    Vellani, parabens pelo detalhe na GT. Ficou um espetáculo pra esposa sujar ela (tbem passo por isso)... quase comprei uma em 2010, mas a fila tava muito grande, ai tive que partir pra outra.

    Quanto aos micro-riscos, como o Armando disse, seria preciso ter retirado toda e qualquer proteção existente pra saber qual era a real situação do carro. Mas idependente disso, supondo que o verniz dela seja mais sensivel, o ideal agora é ter uma Clay mais suave, como aquelas do Kit Clay Meguiars e Mothers (ou outras) que vão fazer o mesmo serviço com menos risco à pintura. A Clay 3M é boa mas é mais agressiva.

    Parabéns.

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    vellani
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 16:10

    Obrigado Arthur.

    Vou seguir a dica. Tentarei o kit clay mais suave da Megs.

    Apesar do problema que tive com a clay agressiva, fiquei feliz com o trabalho feito na GT, porque pude compartilhar a experiência aqui no forúm. Isso é muito bacana porque os novos amigos, recém chegados ao forum, poderão tomar mais cuidado do que eu tomei ou ainda usar um produto menos agressivo para não enfrentar o mesmo problema. Principalmente quem tem Renault...rs.

    Apareceu um Citroen de um parente para descontaminar, quase da mesma cor da Renault. O carro é 2008, mas praticamente não tem swirls, mas está com muito overspray na parte traseira, devido a uma repintura da tampa traseira. Na descontaminação dele tomarei muito mais cuidado.

    segue a foto da nave:


    Abraço.
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    Mensagem por foxlata em Qua 15 Ago 2012, 17:02

    já usei clay 2 vezes no meu carro. tenho quase certeza que esses riscos foram causados pro pressão excessiva na clay ou ela estava muito contaminada e foi ''raspando''.

    não use tanto shampoo na água que usará na clay!!! prejudica a capacidade de descontaminação dela, e consequentemente, terá que passar mais vezes,aumentando o risco de causar micro riscos.
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    Mensagem por Fiapo em Qua 15 Ago 2012, 17:15

    C4 é uma nave mesmo! hehe

    Faça o mesmo processo, apesar de eu acreditar que os riscos do GT não tenham sido causados pela Clay, e bate os resultados.

    Parabéns pela iniciativa, eu descontaminei meu Astra prata, mas além de ser difícil a identificação de novos riscos, ele já estava cheio de swirls. Agora é partir pro polimento! hehe

    Abração.
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    Mensagem por stuhamm em Qua 15 Ago 2012, 17:28

    @foxlata escreveu:já usei clay 2 vezes no meu carro. tenho quase certeza que esses riscos foram causados pro pressão excessiva na clay ou ela estava muito contaminada e foi ''raspando''.

    não use tanto shampoo na água que usará na clay!!! prejudica a capacidade de descontaminação dela, e consequentemente, terá que passar mais vezes,aumentando o risco de causar micro riscos.

    Estranho viu...

    Ja usei a clay bar 3M com a mesma agua+ shampoo pra lavar. Nunca tive problemas.

    Descontaminei um carro preto hj de manhã... mesma coisa! Sem riscos.

    Os riscos são causados por pressão excessiva sim.

    Vc deve colocar a mesma pressão que vc coloca quando vai passar um creme no rosto.

    Nessas horas que entra em ação a parte GAY do detailer: tem que ter delicadeza!

    E o principal: não tentar economizar a clay bar!!

    Ja gastei 1/3 de 1 clay bar 3M no carro do meu pai inteiro!

    E ja gastei 1 clay bar inteira na metade do meu carro!

    O barato pode sair caro.... mas o principal em um carro muito contaminado é ter braço e paciencia.

    Braço pra ficar o tempo necessario passando a clay.

    E paciencia pra não achar que está demorando e querer botar mais força pra sair mais rapido!

    Um abraço...

    OBS: essa GT é linda demais... e sem duvida é a melhor compra de 0 - R$60,000. Aliás, Era! Pois saiu de linha.

    Brasileiro não sabe o que é bom! rss
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por RICARDOS em Qua 15 Ago 2012, 18:45

    ClayBar use sem erro!!!

    Cuidado na quantidade de shampoo, pouco risca, muito nao deixa a massa fazer seu trabalho, mais 10 gotas pra 500ml já acho muito.

    Sempre tive medo de usar o clay bar, vou deixar aqui meu testemunho (Vamos dizer assim) lol!

    Lavo o carro muito bem... detalhando!
    Com ele ainda molhado começo a passar o clay bar em movimentos curtos e leves. passo em um região de 40x40. Amasso a basta e vou para outra areá. Até finalizar o carro todo.
    Na próxima etapa jogo aguá e em excesso e passo a luva. Assim sei q vou tirar toda a sujidade q restou...
    Agora seco o carro normal. Este procedimento pode não ser o mais certo, mais foi o que não me deu problema!
    Lembrando q tenho um corsa preto, e quem já brinco com um sabe... olho risca!

    PS: Estou louca pra pegar uma GT o que me diz?
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por RICARDOS em Qua 15 Ago 2012, 18:46

    tenho a minha clay bar a uns 6 meses... acho que usei 1/4 dela!!!
    vcs estão gastando muito material!!!!
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por stuhamm em Qua 15 Ago 2012, 19:05

    @RICARDOS escreveu:ClayBar use sem erro!!!

    Cuidado na quantidade de shampoo, pouco risca, muito nao deixa a massa fazer seu trabalho, mais 10 gotas pra 500ml já acho muito.

    Sempre tive medo de usar o clay bar, vou deixar aqui meu testemunho (Vamos dizer assim) lol!

    Lavo o carro muito bem... detalhando!
    Com ele ainda molhado começo a passar o clay bar em movimentos curtos e leves. passo em um região de 40x40. Amasso a basta e vou para outra areá. Até finalizar o carro todo.
    Na próxima etapa jogo aguá e em excesso e passo a luva. Assim sei q vou tirar toda a sujidade q restou...
    Agora seco o carro normal. Este procedimento pode não ser o mais certo, mais foi o que não me deu problema!
    Lembrando q tenho um corsa preto, e quem já brinco com um sabe... olho risca!

    PS: Estou louca pra pegar uma GT o que me diz?

    Vc usa a clay bar igual eu... ou eu igual a vc! kkkk

    Eu tbm aproveito o "banho" do carro. E finalizo com outro "banho".

    10 gotas pra 500ml é mais que 2 copinhos pra um balde! kkkk (proporcionalmente)

    Mas entendi o que quis dizer!

    Quanto a GT. Eu acho que posso responder por ele! rss
    Minha mãe teve uma 09/10 2.0 16v e o carro é simplesmente Show!
    Espaço interno, motor (a dele é 1.6 16v mas é mais que o suficiente), conforto, silencio a bordo...
    Direção eletrica, porta malas grande, piloto automatico, ar digital...

    No preço dela vc não acha NADA melhor no mercado.

    Eu te garanto que é melhor que muito sedan médio (até R$70.000)

    E o melhor: é economica!!
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por gnrlp em Qua 15 Ago 2012, 19:57

    Vellani, parabéns pelo trabalho, mandou muito bem.
    Quanto a clay bar, o pessoal já discutiu bem esse ponto com você aqui no tópico, então vou dizer no meu caso, eu já usei algumas vezes e nunca tive problema, usei a Auto Clay da Bilt Hamber e uma generica chinesa, usando da forma correta não tive problemas, pelo menos não que eu tenha percebido Very Happy
    Ressaltando também que usando a clay após aplicação de IPA na pintura me pareceu ter um resultado ainda melhor, pois o IPA já fez o trabalho de remoção de produtos antigos que estavam na pintura, deixando apenas contaminantes mesmo para que clay faça seu trabalho.

    Abraços e parabéns novamente.
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por biguia em Qua 15 Ago 2012, 21:30

    Parabéns pelo trabalho Vellani!
    Só achei estranho o estrago da clay. Já usei a mesma que você usou, duas vezes em meu carro e o resultado sempre foi surpreendente: limpeza sem riscos!
    Tente aplica menos força e shampoo na próxima tentativa, certo?
    Gde abraço.
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por lucbc em Qua 15 Ago 2012, 21:31

    Beleza Vellani!! Belo detalhe que com certeza gerou muita experiência!!!

    Sou outro que curte a GT!!! Parabéns pelo belo carro.

    Sobre a Claybar, tive experiência com duas:

    1 - Meguirs a branca - Suave
    Uma maravilha para descontaminação superficial e por conta disso e também pelo capricho acabei gastando muito tempo nas peças mais contaminadas com várias passadas para deixar ZERO com o teste da sacola, mas sem produzir risco e tudo numa boa com um QD do lado.

    2- Sonax a Azul - Média
    Achei bem abrasiva, retira os contaminantes rapidamente e se não borrifar o QD adequadamente RISCA que é uma beleza!!!!!

    Em suma, quando acabar com a Claybar aqui de casa, muito provavelmente testarei a Bilt Hamber que não precisa de QD e se não conseguir volto para Meguirs Branca/Suave que atende muito bem para o meu uso.


    Obs: Vai participar do curso na Master?
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 22:04

    @foxlata escreveu:já usei clay 2 vezes no meu carro. tenho quase certeza que esses riscos foram causados pro pressão excessiva na clay ou ela estava muito contaminada e foi ''raspando''.

    não use tanto shampoo na água que usará na clay!!! prejudica a capacidade de descontaminação dela, e consequentemente, terá que passar mais vezes,aumentando o risco de causar micro riscos.

    Boa Noite Amigo Marco.

    Então, deve ter sido excesso de "vontade". rs.

    A clay tava novinha e eu dobrei muitas vezes.

    Vamos ver na próxima consigo evitar os riscos.

    Abraço.
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 22:08

    @Fiapo escreveu:C4 é uma nave mesmo! hehe

    Faça o mesmo processo, apesar de eu acreditar que os riscos do GT não tenham sido causados pela Clay, e bate os resultados.

    Parabéns pela iniciativa, eu descontaminei meu Astra prata, mas além de ser difícil a identificação de novos riscos, ele já estava cheio de swirls. Agora é partir pro polimento! hehe

    Abração.

    Beleza Fiapo. Obrigado.

    Vou refazer o processo no C4, mas nesse não posso errar, senão vou ter de encerar minha carreira de detailer hobbysta. rs.

    Tentarei fazer em meu Stilo também, mas esse está com tanto swirl que se eu passar uma pedra na lataria não vai dar para perceber os riscos. rs. Estou até pensando em usar a rotativa "tabajara" de 2800rpm nele.

    Abraço.


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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por daiquian em Qua 15 Ago 2012, 22:15

    Parabens pelo trabalho.. apesar do imprevisto, deu um belo talento no carro...
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 22:21

    @stuhamm escreveu:
    @foxlata escreveu:já usei clay 2 vezes no meu carro. tenho quase certeza que esses riscos foram causados pro pressão excessiva na clay ou ela estava muito contaminada e foi ''raspando''.

    não use tanto shampoo na água que usará na clay!!! prejudica a capacidade de descontaminação dela, e consequentemente, terá que passar mais vezes,aumentando o risco de causar micro riscos.

    Estranho viu...

    Ja usei a clay bar 3M com a mesma agua+ shampoo pra lavar. Nunca tive problemas.

    Descontaminei um carro preto hj de manhã... mesma coisa! Sem riscos.

    Os riscos são causados por pressão excessiva sim.

    Vc deve colocar a mesma pressão que vc coloca quando vai passar um creme no rosto.

    Nessas horas que entra em ação a parte GAY do detailer: tem que ter delicadeza!

    E o principal: não tentar economizar a clay bar!!

    Ja gastei 1/3 de 1 clay bar 3M no carro do meu pai inteiro!

    E ja gastei 1 clay bar inteira na metade do meu carro!

    O barato pode sair caro.... mas o principal em um carro muito contaminado é ter braço e paciencia.

    Braço pra ficar o tempo necessario passando a clay.

    E paciencia pra não achar que está demorando e querer botar mais força pra sair mais rapido!

    Um abraço...

    OBS: essa GT é linda demais... e sem duvida é a melhor compra de 0 - R$60,000. Aliás, Era! Pois saiu de linha.

    Brasileiro não sabe o que é bom! rss

    Obrigado Stuhamm.

    Creme no rosto?? Só uso graxa de engrenagem no rosto...rs.

    Vc tem razão, eu sou meio Conan, preciso despertar meu lado mais meigo nas próximas descontaminações. Tentarei apenas acariciar a lataria. huahahau. Brincadeiras a parte, acho que faltou um pouco de paciência, pois já era tarde da noite e eu estava meio cansado.

    Quanto a GT, ela é muito bacana mesmo, mas se vc pensar bem, como somos roubados aqui no Brasil!! E o pior que nós aceitamos essa situação. Pagamos quase 50.000,00 em um carro com ABS e Air Bag, achando que foi um super negócio!! Com essa grana nos EUA dava pra comprar cada nave...

    Forte Abraço.
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por stuhamm em Qua 15 Ago 2012, 22:45

    kkkkkkkk!

    Lembrou de ler a tarja vermelha no recipiente da clay bar?

    La diz: CUIDADO! PODE CAUSAR REAÇÃO ALÉRGICA DÉRMICA. CONTÉM UM QUÍMICO QUE PODE CAUSAR CANCER.
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    default Re: Meu primeiro detalhe light e os problemas com a clay bar - Megane GT

    Mensagem por vellani em Qua 15 Ago 2012, 23:12

    @RICARDOS escreveu:ClayBar use sem erro!!!

    Cuidado na quantidade de shampoo, pouco risca, muito nao deixa a massa fazer seu trabalho, mais 10 gotas pra 500ml já acho muito.

    Sempre tive medo de usar o clay bar, vou deixar aqui meu testemunho (Vamos dizer assim) lol!

    Lavo o carro muito bem... detalhando!
    Com ele ainda molhado começo a passar o clay bar em movimentos curtos e leves. passo em um região de 40x40. Amasso a basta e vou para outra areá. Até finalizar o carro todo.
    Na próxima etapa jogo aguá e em excesso e passo a luva. Assim sei q vou tirar toda a sujidade q restou...
    Agora seco o carro normal. Este procedimento pode não ser o mais certo, mais foi o que não me deu problema!
    Lembrando q tenho um corsa preto, e quem já brinco com um sabe... olho risca!

    PS: Estou louca pra pegar uma GT o que me diz?

    Boa Noite Ricardo.

    Então, acho que seu processo está certo!!
    Se não provocou riscos em uma pintura preta já é um bom indicador de sucesso!! Meu Stilo é preto também, raspou a unha, já marca. rs.

    Sobre a GT, o Stuhamm já deu uma opinião boa, mas vamos lá. Vou explicar o contexto que nos levou a escolher a GT:

    Faz dois anos minha tia sofreu um grave acidente dirigindo um Pálio, "canela seca" sem air bag. Ela ficou muiiito machucada!! E depois que minha nenê nasceu comecei a pensar muito nas questões de segurança dos carros. Sendo assim, queríamos um carro com ABS e Air Bag.

    Na época, vimos o C3 Picasso, que era a preferência da patroa, também o Livina, Spacefox e mais alguns outros carros... Nenhum desses carros ficava abaixo dos 50.000,00 quando equipados com ABS e Air Bag. Daí abriu a promoção da GT a 48.000,00 e com taxa zero.
    Fomos lá ver e fechamos negócio pela questão do preço e do porte do carro.

    Pegamos o carro em fevereiro. Vou te dar uma idéia dos prós e dos contras do carro, pois no test drive não dá pra ter boa noção, é só no uso mesmo que percebemos como é o carro.

    Contras:
    - O motor poderia ser melhor. O 1.6 16v até que é competente, não é fraco e irritante quanto um carro 1.0, mas para a proposta do carro, que é levar passageiros e mais carga, ele deixa um pouco a desejar. Agora, se vc não for andar carregado, ele dá conta do recado.
    - Os assentos dos bancos dianteiros são muito altos, mesmo com a regulagem de altura na posição mais baixa. Eu tenho 1,83, fico com a cabeça quase raspando no teto e o para-sol acaba ficando em meu campo de visão.
    Para quem tem até 1,80 isso não é problema. Aliás, minha esposa que tem 1,62 adora os bancos altos.
    - Ela tem uns barulhinhos internos nas forrações de porta, painel, etc. A Renault não está caprichando muito na montagem das GTs.
    - Saiu de linha agora em 2012.

    Prós:
    - É completíssima, Air bags, ABS, Piloto automático, controle de som no volante, sensor crepuscular, sensor de chuva, direção elétrica,etc,etc.
    - A suspensão é uma maravilha!! É muito confortável, mas não é tão molenga e perigosa quanto a do meu Stilo. É o melhor acerto de suspensão que já vi na vida.
    - Freia Muito!! Abs com quatro discos.
    - Bom Espaço interno.
    - Porta malas gigante e com assoalho baixo. Facilita muito a colocação de objetos.
    - Apesar de ser grande, é muiiiiito boa para dirigir. Bastante agil e fácil de dirigir. Nem parece que se está em uma perua grande e pesada

    Para resumir, não sou um apaixonado pela Renault, a compra foi mesmo racional, devido ao custo benefício, mas VALEU MUITO A PENA. Compraria outra de olhos fechados. Excelente carro!!

    Ao invés da Renault tirar ela de linha, deveria é voltar com a versão Privilege 2.0 automática. É uma pena que no Brasil perua não vende bem, só vende Minivan.

    Agora, se quiser comprar, corra!! Parou de ser produzida em Julho e os estoques devem durar somente até setembro ou outubro.
    Ela está fora de promoção, anunciada a 48.000 e uns quebrados, mas vai lá e briga com os caras da Renault que vc consegue desconto e taxa zero nela!!

    Forte Abraço.



    Última edição por vellani em Qua 15 Ago 2012, 23:14, editado 1 vez(es) (Razão : alteraçao de nome em uma citação.)

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